
Sobre a Piscicultura

A RF Piscicultura
Histórico
A Piscicultura Rancho Fundo iniciou sua produção no ano de 2015, visualizando a demanda crescente do mercado consumidor, o Produtor Rural e Piscicultor Ademar Tabalipa juntamente com sua esposa Elizabete Tabalipa investiram na criação de peixes de água doce, com ajuda do seu filho Rogério Tabalipa que é técnico e piscicultor criaram o projeto dos tanques, agregando boas técnicas de manejo, trabalhando com a criação e engorda no sistema semi intensivo. Hoje a piscicultura Rancho fundo produz anualmente 200 toneladas de Tambatinga, 50 toneladas de Pintado, 30 Toneladas de Jatuarana e 25 Toneladas de Tambaqui.
Missão
Levar até a mesa do consumidor peixes da Amazônia criados com manejo sustentável.
Visão
Garantir alto padrão de qualidade na produção e comercialização dos pescados.
Valores
- Respeitar o meio ambiente
- Melhoria Continua
- Criatividade e Inovação
- Quebrar Paradigmas
- Contribuir para o Desenvolvimento Cultural, Sócio Econômico e Sustentável.
Piscicultura

A estrutura para engorda atualmente é de 20 hectares, no lote 232 gb 01, com 9 tanques escavados, abastecimento dos tanques por canal.
Aquicultura é uma atividade que apresenta importância social. Esta relevância é expressa por meio da geração de empregos, renda e fornecimento de alimentos que abastecem não apenas o mercado nacional como o mercado internacional, em uma escala menor.
Comercialização

Durante o período de existência do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA foram promovidas algumas ações que visavam fomentar a cadeia produtiva do pescado em nível nacional. O intuito das iniciativas era exatamente facilitar o escoamento da produção, estimular a oferta de alimentos de qualidade e quantidade adequados e aumentar o mercado de modo geral.
Com vistas a promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado nacional é necessário que algumas ações sejam tomadas:
» campanhas permanentes de incentivo ao consumo;
» melhoria na logística de distribuição;
» aumento da fiscalização sanitária para minar a entrada de produtos de má qualidade na cadeia de consumo;
» fortalecimento de todos os elos da cadeia produtiva;
» melhoria da infraestrutura dos portos e instalações relacionadas ao setor; » retirada de atravessadores da cadeia produtiva;
» construção de frigoríficos certificados com Selo de Inspeção Federal – SIF, para possibilitar o comércio interestadual;
» redução da carga tributária ou concessão de outras vantagens competitivas, tais como redução nas tarifas de energia, para permitir a viabilização econômica de empreendimentos de maior porte;
» oferta de assistência técnica para produtores com baixo poder aquisitivo e potencial de crescimento no setor;
» fortalecimento das organizações sociais de pescadores;
» concessão de linhas de crédito para financiamento do setor;
» fortalecimento da produção nacional para reduzir as importações e ampliar a produção local;
» uso de áreas subutilizadas como reservatórios de hidrelétricas.
Juvenis

A aquisição dos alevinos é através de compra de propriedades que produzem o alevino e vendem nessa fase inicial, posteriormente na propriedade acontece o processo de transformação em juvenil em tanques berçários até que alcancem o peso médio de 350 gramas para serem alocados nos tanques de engorda assim como o planejamento do tanque, medindo a densidade adequada e o cálculo do arraçoamento necessário.
Estudos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, 2016) a commodity dos pescados representa 0,6% de todos os produtos exportados no mundo. Apenas em 2014 os dez maiores produtores mundiais juntos exportaram 37,6 milhões de toneladas do material, aproximadamente 22% do montante mundial, o que gerou um faturamento de 78 bilhões de dólares, representando 53% da soma mundial.
Como se pode ver existe uma longa cadeia produtiva no seguimento. É preciso que sejam determinados os fatores que limitam o seu desenvolvimento de forma a analisar cada elo da cadeia para que a atividade possa se desenvolver com mais impulso e alavancar o setor, gerando mais empregos e renda.
Os peixes são alimentos altamente nutritivos e auxiliam o bom funcionamento do corpo humano. Entre os nutrientes disponibilizados estão proteínas, vitaminas, minerais e iodo. Na carne de peixe também estão presentes gorduras saudáveis, a exemplo de ácidos graxos como o ômega 3. O organismo humano não é capaz de produzir ômega 3, assim sendo, é fundamental que este seja obtido de outras fontes. Seu papel no organismo é auxiliar o funcionamento do cérebro em níveis ideais, promoção de redução de riscos de doenças degenerativas, problemas cognitivos e depressão.