Sobre a Piscicultura

                                                                                 A RF Piscicultura 

       

 

                                                                                                                   Histórico

 

A Piscicultura Rancho Fundo iniciou sua produção no ano de 2015, visualizando a demanda crescente do mercado consumidor, o Produtor Rural e Piscicultor Rogério Tabalipa investiu na criação de peixes de água doce, criando o projeto dos tanques, agregando boas técnicas de manejo, trabalhando com a criação e engorda no sistema semi intensivo. Hoje a piscicultura Rancho fundo produz anualmente 200 toneladas de Tambatinga, 50 toneladas de Pintado, 30 Toneladas de Jatuarana e 25 Toneladas de Tambaqui.

       Missão

Levar até a mesa do consumidor peixes da Amazônia criados com manejo sustentável.

       Visão

Garantir alto padrão de qualidade na produção e comercialização dos pescados.

​       Valores

  - Respeitar o meio ambiente

  - Melhoria Continua

  - Criatividade e Inovação

  - Quebrar Paradigmas

  - Contribuir para o Desenvolvimento Cultural, Sócio Econômico e Sustentável.

Piscicultura
DJI_0333.jpg

A estrutura para engorda atualmente é de 20 hectares, no lote 232 gb 01, com 9 tanques escavados, abastecimento dos tanques por canal.

Aquicultura é uma atividade que apresenta importância social. Esta relevância é expressa por meio da geração de empregos, renda e fornecimento de alimentos que abastecem não apenas o mercado nacional como o mercado internacional, em uma escala menor.

Comercialização
DJI_0056.JPG

Durante o período de existência do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA foram promovidas algumas ações que visavam fomentar a cadeia produtiva do pescado em nível nacional. O intuito das iniciativas era exatamente facilitar o escoamento da produção, estimular a oferta de alimentos de qualidade e quantidade adequados e aumentar o mercado de modo geral.

Com vistas a promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado nacional é necessário que algumas ações sejam tomadas:

» campanhas permanentes de incentivo ao consumo;

» melhoria na logística de distribuição;

» aumento da fiscalização sanitária para minar a entrada de produtos de má qualidade na cadeia de consumo;

» fortalecimento de todos os elos da cadeia produtiva;

» melhoria da infraestrutura dos portos e instalações relacionadas ao setor; » retirada de atravessadores da cadeia produtiva;

» construção de frigoríficos certificados com Selo de Inspeção Federal – SIF, para possibilitar o comércio interestadual;

» redução da carga tributária ou concessão de outras vantagens competitivas, tais como redução nas tarifas de energia, para permitir a viabilização econômica de empreendimentos de maior porte;

» oferta de assistência técnica para produtores com baixo poder aquisitivo e potencial de crescimento no setor;

» fortalecimento das organizações sociais de pescadores;

» concessão de linhas de crédito para financiamento do setor;

» fortalecimento da produção nacional para reduzir as importações e ampliar a produção local;

» uso de áreas subutilizadas como reservatórios de hidrelétricas.

Juvenis
WhatsApp Image 2021-08-16 at 18.03.39.jpeg

A aquisição dos alevinos é através de compra de propriedades que produzem o alevino e vendem nessa fase inicial, posteriormente na propriedade acontece o processo de transformação em juvenil em tanques berçários até que alcancem o peso médio de 350 gramas para serem alocados nos tanques de engorda assim como o planejamento do tanque, medindo a densidade adequada e o cálculo do arraçoamento necessário.

Estudos
DJI_0505.JPG

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, 2016) a commodity dos pescados representa 0,6% de todos os produtos exportados no mundo. Apenas em 2014 os dez maiores produtores mundiais juntos exportaram 37,6 milhões de toneladas do material, aproximadamente 22% do montante mundial, o que gerou um faturamento de 78 bilhões de dólares, representando 53% da soma mundial.

Como se pode ver existe uma longa cadeia produtiva no seguimento. É preciso que sejam determinados os fatores que limitam o seu desenvolvimento de forma a analisar cada elo da cadeia para que a atividade possa se desenvolver com mais impulso e alavancar o setor, gerando mais empregos e renda.

Os peixes são alimentos altamente nutritivos e auxiliam o bom funcionamento do corpo humano. Entre os nutrientes disponibilizados estão proteínas, vitaminas, minerais e iodo. Na carne de peixe também estão presentes gorduras saudáveis, a exemplo de ácidos graxos como o ômega 3. O organismo humano não é capaz de produzir ômega 3, assim sendo, é fundamental que este seja obtido de outras fontes. Seu papel no organismo é auxiliar o funcionamento do cérebro em níveis ideais, promoção de redução de riscos de doenças degenerativas, problemas cognitivos e depressão.